Pediatra Eduardo Jorge recebe medalha Fernando Figueira por contribuições à Medicina de Pernambuco

Do site da Sociedade Brasileira de Pediatria

O dr. Eduardo Jorge da Fonseca Lima, membro do Departamento Científico de Imunizações da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), foi um dos especialistas de destaque na medicina do estado de Pernambuco agraciados com a medalha Fernando Figueira, entregue no dia 24/11, em solenidade online transmitida no canal do YouTube do Conselho Regional de Medicina de Pernambuco (Cremepe). A comenda é concedida anualmente a três médicos do estado por sua trajetória profissional, conduta ética e responsabilidade social. A oncologista dra. Jurema Telles e o patologista dr. Horácio Fittipaldi também receberam a medalha.

CLIQUE AQUI PARA ASSISTIR À HOMENAGEM

“É uma honra compartilhar esta homenagem com vários colegas que são modelos de ética e responsabilidade social no exercício da medicina e que nos antecederam em anos anteriores”, disse dr. Eduardo Jorge em seu pronunciamento.

Em relato emocionado, ele destacou a importância dos ensinamentos do Prof. Fernando Figueira na vida dos pediatras. “Tive a honra de no fim da minha gestão da diretoria da Sopepe, em março 2019, realizar o V Congresso Pernambucano de Pediatria, que teve o Prof. Fernando Figueira como presidente de honra em comemoração ao centenário do seu nascimento”, disse.

Desde 1992, quando recebeu convite do Prof. Fernando Figueira para assumir a coordenação da Residência do Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (Imip), dr. Eduardo Jorge participou da formação de mais de dois mil residentes “tentando sempre manter vivo o idealismo e pensamentos norteadores do professor”.

Compuseram a mesa da solenidade o presidente do Cremepe, Maurício José de Matos e Silva, o secretário do Estado de saúde de Pernambuco, André Longo Araújo de Melo; o vice-presidente do Sindicato dos Médicos de Pernambuco (Simepe), Walber Steffano; o presidente da Associação Médica de Pernambuco (Ampe), Bento José Bezerra Neto; e o secretário executivo da Prefeitura do Recife, Aristides Vitorino de Oliveira Neto.

TRAJETÓRIA – Dr. Eduardo Jorge possui graduação em Medicina pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), residência médica em Pediatria no Imip (1990), mestrado em Saúde da Criança e do Adolescente pela UFPE e doutorado em Saúde Materno-Infantil pelo Imip.

No referido Instituto, é coordenador geral da pós-graduação lato sensu. Também é professor da Faculdade Pernambucana de Saúde (FPS) e pediatra assistente da UFPE. Atualmente, é vice-presidente da Comissão Estadual de Residência Médica do Estado Pernambuco (Cerem), tendo sido presidente da Comissão por cinco anos. Presidiu a Sociedade de Pediatria de Pernambuco (Sopepe) no triênio 2016-2019, e hoje ocupa o cargo de vice-presidente da Sociedade.

MEDALHA – A comenda começou a ser instituída em 2004 para homenagear o médico, professor e fundador do Imip, Fernando Figueira. Ele se tornou um ícone por todas as contribuições na área médica e dedicação à saúde pública e assistencial.

Recent Posts

Leave a Comment