Diretoria da SOPEPE divulga agenda de atividades para 2018

No próximo dia 12 de dezembro, a partir das 8h, ocorrerá o lançamento da agenda de eventos da Sociedade de Pediatria de Pernambuco (SOPEPE), no Hospital Pedro II, em Recife (PE). O documento apresentará de forma estruturada todas as atividades programadas pela filiada de janeiro de 2018 até março de 2019. Na ocasião, estarão presentes os membros da diretoria da SOPEPE, empresas que apoiam as ações desenvolvidas pela entidade e demais parceiros.

“Elaboramos uma programação intensa, com ações previstas para todos os meses até o fim da nossa gestão. O material está estruturado com informações sobre os conceitos, objetivos, datas e locais de cada evento. Nossa intenção é divulgar os projetos com antecedência entre os associados e a imprensa para potencializar o alcance do trabalho desenvolvido pela Sociedade”, explicou o dr. Eduardo Jorge da Fonseca Lima, presidente da SOPEPE, ao apresentar alguns dos destaques da programação.

AÇÃO SOCIAL – Idealizado para promover a socialização dos médicos com a população, o evento “Pediatras no parque” contará com duas edições. A primeira será no dia 10 de março, no Parque da Jaqueira, e a segunda em 20 de outubro, no Parque Dona Lindu. O objetivo da iniciativa é conscientizar pais e filhos sobre a importância da leitura e da prática de atividades físicas para o desenvolvimento infantil.

Durante os eventos, os especialistas desenvolverão atividades lúdicas com o público, contando histórias, distribuindo brindes e fornecendo orientação sobre boas condutas alimentares. Temas como diagnóstico de cardiopatias congênitas, prevenção da hipertensão, aleitamento materno, obesidade infantil, entre outros, também serão abordados.

ATUALIZAÇÃO – “ Nos dias 14 de abril e 10 de novembro a agenda da SOPEPE será ocupada pelas palestras do evento “UpToDate em Pediatria”. Renomados professores pernambucanos e convidados de outros estados estarão reunidos no Hotel Manibu, em Recife (PE), para promover a atualização cientí­fica dos pediatras locais em temas relevantes para o atendimento em consultório.

Cada palestrante terá cerca de 30 minutos para apresentar um tópico específico. Neurodesenvolvimento, emergências pediátricas, reumatologia, alimentação, calendário de vacinação, asma e infecção respiratória serão alguns dos assuntos debatidos.

No dia 12 de maio, ocorrerá o Curso de Atualização em Nutrologia Pediátrica (CANP) que trará novos conhecimentos na Área de nutrição de crianças e adolescentes. A partir da discussão de casos clí­nicos, o CANP capacitará os médicos em questões como avaliação da condição nutricional, alimentação complementar, síndrome metabólica e seguimento ambulatorial do recém-nascido pré-termo. O curso é uma iniciativa da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) e percorre filiadas de todos o País.

ATIVIDADE CULTURAL – “ As próximas edições do “Café com o especialista”, programadas para 9 de junho, 14 de julho e 11 de agosto, serão apresentadas em formato inédito. Para estimular a inserção dos pediatras em ambientes não habituais, a SOPEPE integrará as tradicionais palestras cientí­ficas a atividades com enfoque cultural.

O plano de ações inclui uma visita guiada ao Museu do Homem do Nordeste, ida ao cinema seguido de debate com crítico especializado e uma apresentação musical em tributo a cantora Elis Regina. Além do aprendizado técnico, a ação visa proporcionar novas experiências sensoriais e artísticas aos pediatras.

CONGRESSOS -“ Entre os dias 28 de agosto e 01 de setembro acontecerá o 17º Congresso Brasileiro de Gastroenterologia Pediátrica, em Porto de Galinhas (PE). O evento será presidido pela dra. Katia Brandt, vice-presidente da SOPEPE. “Construindo pontes entre a ciência e o cuidado” será o tema central.

Encerrando a agenda de eventos, ocorrerá, entre 28 e 30 de março de 2019, o 5º Congresso Pernambucano de Pediatria, no Mar Hotel, em Recife. O evento deve reunir cerca de 1.000 especialistas vindo de diferentes regiões do Brasil.

“É a primeira vez que elaboramos com antecedência um plano estratégico tão detalhado. Ao todo, estão programados um ano e três meses de atividades. Gostaria de ressaltar que a SOPEPE não é representada apenas pela atual diretoria, mas sim por todos os seus associados. Por isso, convidamos os pediatras de Pernambuco e da região Nordeste a se engajar, para que, cada vez mais, possamos ampliar as ações da nossa Sociedade”, concluiu o dr. Eduardo Jorge.