Avanços na pediatria brasileira e muita emoção na abertura do 17° Gastroped

Emoção e satisfação pela realização, com sucesso, do 17º Congresso Brasileiro de Gastroenterologia Pediátrica (Gastroped) marcaram a solenidade de abertura do evento científico. “Somos mais de 1.300 participantes neste primeiro dia e recebemos mais de 500 trabalhos científicos inscritos”, afirmou o presidente da Sociedade de Pediatria de Pernambuco (Sopepe), Eduardo Jorge Fonseca. O congresso é realizado pela Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) em parceria com a sociedade local e segue até o sábado (1º/09), em Porto de Galinha (PE).

1

O presidente da Sopepe fez referências ao trabalho realizado pela atual gestão da SBP, especialmente na unificação da pediatria em todo o País. “Temos uma Sociedade que nos representa em todos os sentidos: científico, social e profissional. E é esta SBP que luta pelos direitos dos pediatras e das nossas crianças e adolescentes, e que cobra das autoridades a resolução dos problemas enfrentados pelo Brasil no campo da saúde, como a baixa cobertura vacinal, a falta de leitos pediátricos e melhores condições de trabalho para os pediatras”, ressaltou.

3

AVANÇOS – Durante a cerimônia, a presidente da SBP, Dra. Luciana Rodrigues Silva, destacou que o 17º Gastroped atinge o objetivo de compartilhar conhecimento e de ajudar ao próximo, afirmando sentir orgulho em representar os 37 mil pediatras brasileiros, ouvindo-os, ampliando as ações da entidade em prol dos pediatras e das crianças e adolescentes brasileiros. “Muito temos feito em nossa gestão. O projeto SBP Visita, por exemplo, constatou in loco os anseios dos pediatras em todos os estados. Mas ainda há muito a se fazer para melhorar a qualidade do trabalho e do saber científico de nossa especialidade”, disse.

2

A presidente ressaltou o aumento do número de pediatras com o Título de Especialista em Pediatria (TEP), que hoje chega a 23 mil. Também abordou a aproximação da SBP com outras Sociedades, além do aumento da produção científica realizada pelos Departamentos Científicos da SBP.

HOMENAGENS – Após as palavras iniciais do presidente da Sopepe, foi feita uma homenagem da SBP à Dra. Giselia Alves, presidente de honra do evento, com a exibição de um vídeo e a entrega de uma placa pelos relevantes serviços prestados à gastroenterologia pediátrica brasileira.

Ao fim da cerimônia, a dra. Gilda Porta, presidente do Departamento Científico de Hepatologia da SBP, também recebeu placa de homenagem pelo seu trabalho e dedicação junto às crianças e adolescentes do País. Na sequência, a Dra. Giselia recebeu um quadro com uma foto dos médicos que representam a gastroenterologia pediátrica pernambucana.

Também compuseram a solenidade de abertura a Dra. Themis Reverbel da Silveira, convidada de honra e presidente do próximo Congresso Brasileiro de Pediatria, o Dr. Mauro Batista de Morais, presidente do Departamento Científico de Gastroenterologia da SBP, e a Dra. Kátia Brandt, vice-presidente da Sopepe e presidente do 17º Gastroped, que fez elogios à comissão organizadora do evento, que “trabalhou incansavelmente na construção desse projeto”.

4

Com informações do site da SBP

Recent Posts

Leave a Comment