17º Gastroped termina em Porto de Galinhas

O 17º Congresso Brasileiro de Gastroenterologia Pediátrica – Gastroped chegou ao fim, após quatro intensos dias de atividades distribuídas entre as dependências do Hotel Armação, na praia de Porto de Galinhas, município de Ipojuca, Pernambuco. Realização da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), o congresso veio pela primeira vez a Pernambuco, em parceria estabelecida com a Sociedade de Pediatria de Pernambuco (Sopepe). Mais de 1.400 gastropediatras, estudantes de medicina e profissionais de outras áreas da saúde participaram do evento. 

O congresso teve mesas-redondas, palestras e conferências que têm entre os eixos temáticos as complicações da endoscopia digestiva alta e baixa na infância, os procedimentos endoscópicos na gastroenterologia pediátrica e a avaliação e suporte nutricional para a criança com alergias alimentares múltiplas, entre outros. 

Presidente da Sociedade Brasileira de Pediatria, a gastropediatra Luciana Silva avalia o cenário nacional para o segmento. “A gastroenterologia pediátrica é uma especialidade que tem muita procura, creio que seja a segunda mais procurada, à frente somente da neonatologia”, afirma. 

“Antes do Gastroped, foi realizada a prova para especialistas, que contou com 58 profissionais somente para gastroenterologia, o que demonstra o grande interesse dos profissionais pela especialidade”, complementa Luciana Silva.  

O balanço positivo foi feito também pela gastropediatra Kátia Brandt, presidente do 17º  Gastroped e vice-presidente da Sopepe. “O evento foi um sucesso em termos de público e de qualidade científica. Recebemos muitas avaliações positivas, inclusive de quem já participou de congressos da especialidade em outros Estados”, comenta. 

“Do ponto de vista científico, especificamente, o Gastroped 2018 amadureceu, aprimorou os temas abordados, o que também foi muito comentado pelos congressistas. O bem-estar proporcionado pelo local, por ser um ambiente de praia e agradável, também foi muito ressaltado”, encerra Kátia Brandt. 

 

Recent Posts

Leave a Comment